segunda-feira, 23 de setembro de 2013

MOTIVOS PARA COMPRAR, OU NÃO, O NOVO GRAN TURISMO

Fala Galera do Corrida Maluca!

Gran Turismo 6 está cada dia mais perto. Nos fóruns online existem discussões acaloradas dos fãs sobre as melhorias já garantidas para a nova versão, que já tem data de lançamento. Mas e aí? O quê, de fato, mudou em relação ao 5?



Gran Turismo 6: muita expectativa!
Bom, podemos ajudar na sua escolha entre gastar, ou não, seu rico dinheirinho no novo simulador da Polyphony Digital.

 

Motivos para Comprar!


Desde que a nova versão foi anunciada, Kazunori Yamauchi, criador da série, vem fomentando informações sobre as etapas de desenvolvimento e é desnecessário dizer que isto vem criando um certo frenesi entre os fãs. Vejamos quais seriam essas informações e o que pode significar melhorias:

Online aprimorado - Um dos pontos mais amados e criticados do GT5 é seu modo online. Amado porque as corridas online tornaram o jogo uma fonte de diversão infinita. Correr com amigos em competições organizadas se tornaram febre em todo o mundo. Todavia, é nítido que o modo online do GT5 tem falhas que prejudicam a experiência virtual. Só para citar alguns, é comum vermos problemas de compatibilidade de rede entre pilotos além da clássica diferença em relação aos tempos do modo offline. Mas... Foi anunciado que GT6 terá um modo online totalmente reformulado, possibilitando a criação de salas personalizadas, com Time Trial, Drift Trials e corridas com qualify personalizado. Os usuários podem salvar e compartilhar suas salas, assim como realizar campeonatos pelo próprio jogo!! Dessa forma, acabaria a necessidade de planilhas e organização externa. Sobre a qualidade das conexões, embora nada tenha sido falado, é possível que os produtores também tenham se atentado para isso. Ponto para Kazunori e Polyphony que ouviram os anseios de seus clientes.



Novo modo online
Novo "motor" físico - A Polyphony desenvolveu um novo motor físico para o GT6 e, segundo a produtora, a forma com que o carro se move, a transferência de peso lateral e longitudinal, além da aderência dos diferentes tipos de pneus foi totalmente remodelada, estando bem mais próxima da realidade. Tivemos um gostinho dessa sensação no GT Academy 2013, competição que funciona como um Demo de GT6. Ou seja: teremos um GT6 com ainda mais cara de simulador!!!

Melhorias na física do jogo

Novos modelos de suspensão e pneus - Em conjunto com empresas parceiras uma modelagem mais realista de pneus e suspensão foi desenvolvida. O objetivo era tornar mais realista o comportamento dos pneus e suspensão em todas as situações, inclusive aquelas mais críticas. Esperemos que o novo modelo permita uma melhor relação entre os diferentes tipos de pneus e compostos e suas contrapartes reais.

Novo modelo aerodinâmico - Foi prometido que a relação entre aerodinâmica do veículo e o seu comportamento será ainda mais aprimorada, sendo recriada de uma forma jamais vista.

Novos modelos de suspensão, pneus e aerodinâmica
Gráficos - Embora não tenha sido possível notar uma grande diferença gráfica entre o GT5 e o GT6, a Polyphony desenvolveu novas tecnologias para aprimoramento da qualidade visual do jogo, incluindo um novo motor de renderização gráfica. Além disso, a denominada Adaptive Tessellation, ajusta automaticamente os polígonos conforme você está perto ou longe do objeto visualizado.


Gráficos aprimorados

Dúvidas

Tudo isso é muito bonito, interessante... Mas, e os pontos ruins? É, tem alguns. Na semana passada, Kazunori concedeu uma entrevista e falou um pouco sobre o andamento do desenvolvimento do novo Gran Turismo. Ele afirmou que o jogo está cerca de 80% concluído e há, sim, certa preocupação com o cronograma. E é aí que entra o primeiro ponto negativo: é certo que não teremos um produto final 100% no lançamento. Continuaremos a ter patchs de correções e melhorias imensos, assim como no GT5. Para quem não é fã, vale dizer que, se você comprar o GT5 hoje terá de baixar mais de 10GB apenas em atualizações. E quando eu digo "baixar", me refiro a baixar pela péssima conexão da PSN.

Outra coisa: algo que sempre incomoda os fãs de GT5 (e serve de munição para os concorrentes) é o som de alguns de seus carros. Kazunori havia prometido que iria corrigir e melhorar isso. Pois então... Não vai dar tempo. O novo pacote de sons sairá, provavelmente, em um pacote de atualização a ser lançado logo após o lançamento. 

Mais uma: como já dito, Gran Turismo 5 foi lançado bem diferente do que é hoje e muitas das melhorias foram lançadas ao longo dos mais de 3 anos que a Polyphony vem se dedicando ao jogo. Mas Kazunori também informou que GT7, para PS4, já está em produção, com lançamento previsto para daqui um ou dois anos. Ora, se a Polyphony já tinha trabalho quando se dedicava praticamente a dois jogos da mesma plataforma (GT5 e GT6), imagine com 3, de duas plataforma diferentes (sim, porque ela não vai poder abandonar o GT5 no lançamento do 6)!!!

Por fim, como estará a qualidade do ambiente online? O sucesso de qualquer simulador atual é a sua base online. Será que GT6 conseguirá superar a fraqueza de seu antecessor?

E aí: vai de pre-order, lançamento ou saldo de estoque, daqui a alguns anos??? Por mim, já está comprado!


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