AUTOMOBILISMO VIRTUAL
Algo que sempre atiça a curiosidade de quem não possui proximidade com o mundo do automobilismo virtual (AV) é: o quão real pode ser um jogo como Gran Turismo? Existe conexão entre a experiência virtual e a real?
Bem, esse mês saiu uma notícia que ajuda a dar uma dimensão de quão tênue está a linha que separa a realidade do virtual. O vgBR.com também fez uma matéria interessante sobre o tema, cujo vídeo segue abaixo:
É inegável que a contribuição dos simuladores para a aviação é imensa. Todavia, pelo menos em relação ao Brasil, não vemos um aproveitamento relevante da tecnologia no que tange ao automobilismo. Para ser mais exato, por aqui existe um certo preconceito de que os simuladores, ou os SimRacing, são meros jogos e não representam adequadamente a física, o comportamento e a sensação ao se dirigir um carro.
O fato é que, até hoje, nenhum simulador, de qualquer tipo, conseguiu recriar a realidade em todas as suas sutilezas e incertezas. Mas, apesar disso, eles vêm sendo continuamente aprimorados e hoje contamos com uma gama bem ampla de bons softwares e hardwares de simulação. Que o diga o seguinte vídeo:
Vamos falar um pouco sobre os softwares atuais de AV.
Softwares
Diversos são os simuladores existentes, concentrados basicamente em três plataformas: PC, XBox 360 e Playstation 3.PC
Para não divagar muito, é bom focar nos dois mais usados aqui no Brasil: Rfactor e IRacing.
O Rfactor2, desenvolvido pela empresa Image Space Corporated, possui plataforma aberta e é constantemente otimizado para uma maior imersão dos pilotos. Os diferenciais desse simulador estão, entre outras coisa, na física, aerodinâmica, aderência dos pneus e, é claro, no multiplayer. Os pilotos podem organizar campeonatos e clubes de corrida administrados no próprio simulador.
Os requisitos adequados para rodar o simulador são os seguintes:
- Processador 3.0 GHz Intel Core 2 Duo or 3.0 GHz AMD Athlon II x2
- Memória 4GB RAM
- Placa de vídeo nVidia 250 GTS or ATI/AMD 4870
- 512MB de memória dedicada
- Microsoft Windows Vista 64bit, Windows 7 64bit
- DirectX 9.0c
- 2008 C++ SP1 Runtimes
- 4GB de espaço no HD
- Banda larga
- Steering wheel and pedals
A assinatura, atualmente, é de $43.99/ano, ou $84.99 a definitiva (lifetime). Maiores informações podem ser obtidas no site.
Rfactor |
Os requisitos são praticamente os mesmos que o do Rfactor, mas o preço da assinatura é bem mais salgado: $ 30.00 para 3 meses, $99.00 para um ano e $199.00 para dois anos. Segue o link para o site
Iracing |
XBox 360 e Playstation 3
Forza (Turn 10 Studios)
Forza Motorsport é uma série de automobilismo virtual lançada inicialmente para o Xbox, em 2005, com versões posteriores para o Xbox 360. Como os demais simuladores para consoles, perde um pouco no quesito física e mecânica, mas tem um foco muito forte nos gráficos, som e customização dos veículos. Considerando que a última versão lançada (Forza Horizon) teve seu foco modificado para diversão, a versão mais recente do simulador "original" é a 4ª, lançada em 2011. Nessa versão, mais de 500 carros e 26 pistas (17 delas fielmente reproduzidas de suas versões reais).
O jogo atualmente custa bem menos de R$ 100,00 e pode ser facilmente encontrado nas lojas online nacionais (Clique aqui)
Gran Turismo 5 (Poliphony Digital)
Concorrente direto do Forza, a série Gran Turismo é exclusiva para playstation e completa 15 anos de existência em 2013. O jogo mescla uma boa mecânica e física, mas peca um pouco no som e na qualidade gráfica. Possui mais de 1.000 carros, entre carros Premium, com modelagem gráfica retocada, e standard, com qualidade gráfica otimizada a partir de modelos das versões anteriores do jogo. Mais de 20 pistas reais foram recriadas digitalmente, em um total de 70, incluindo as fictícias, invertidas e com variação de clima.
Gran Turismo 5 conta com uma rede bem ativa de jogadores, mesmo depois de 3 anos do seu lançamento. Ótima pedida para quem tem Playstation 3 e quer entrar no mundo divertido do AV, GT5 também pode ser encontrado por menos de R$ 100,00 em sua versão mais completa, a qual contém diversos carros e pistas lançados posteriormente em conteúdos extras. (Clique aqui)
F1 (Codemasters)
Jogo baseado na temporada de Formula One, com versões para PC, Xbox 360 e Ps3. De 2009 em diante a Codemasters, aclamada desenvolvedora de Grid, Dirt e TOCA, ficou responsável pelo desenvolvimento do jogo. F1 traz em todos os detalhes a temporada de F1 com suas equipes, pilotos e pistas. O jogo possui opções que permitem adequar o desafio à experiência do jogador, mas a as opções de setup do carro não são tão amplas quanto nos demais jogos.F1 2013 tem previsão de lançamento para outubro de 2013 em uma versão normal e em uma especial, denominada de "Classic Edition" a qual contará com conteúdo exclusivo com carros e pilotos que são lendas da categoria. Clique aqui para maiores informações.
Concluindo, opções não faltam para aqueles que querem tentar adentrar no mundo do AV. Tem muitos outros jogos excelentes, como Dirt, Grid, Need For Speed, mas queríamos focar naqueles mais procurados por jogadores que buscam algo mais próximo à realidade.
No próximo post falaremos especificamente sobre GT5 e os equipamentos que auxiliam na representação da realidade.
Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curtiu? Comenta aí!